19/06/2014

Após denúncias Secretário de Saúde de Araci entrega o cargo

João Batista da Silva Santiago
Depois de nove meses de uma gestão conturbada na cidade de Araci, marcada por diversas denúncias e fraudes na pasta da saúde, o secretário João Batista da Silva Santiago entregou seu cargo ao Prefeito Antônio Carvalho da Silva Neto (PDT), nesta segunda-feira (16). Segundo o secretario o seu pedido de exoneração tem caráter irreversível.

Batista iniciou na gestão do prefeito Silva Neto assumindo a Secretaria de Relações Institucionais onde despachou até agosto do ano passado. Por conseguinte foi nomeado secretário de saúde pela exoneração da secretária
Glória Firmo, após as denúncias de falsos médicos que atendiam no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição.

O secretário manteve sua filha, Karine Costa Santiago como coordenadora do Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS) da Secretaria Municipal da Saúde e foi denunciado por nepotismo ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas dos Municípios.

Diversas denúncias apontaram problemas nos postos de saúde do município e no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição na cidade de Araci, problemas estes que persistem até os dias atuais.


Recentemente, após investigações do programa Fantástico, da Rede Globo, o programa denunciou a ação da Cooperativa Baiana de Saúde (Cooba) na cidade de Araci. Na reportagem a diretora da entidade, Cláudia Gomes, entregou o esquema que segundo ela, 7% da verba destinada à saúde vão para a cooperativa e 10% para a parte da pessoa que fizer a indicação. Vale lembrar que foi assinado, em abril de 2013 um contrato entre a Prefeitura de Araci e a Cooba no valor de R$ 4,25 milhões o que renderia uma recheada comissão de R$ 425 mil para o intermediário da negociação com a cooperativa.
Fonte: Reclame Araci

Read more »