25/08/2012

Anatel determina que Oi não cobre ligações de orelhões para qualquer telefone fixo local


BRASÍLIA - Devido à falta de orelhões e ao grande número de aparelhos quebrados e sem funcionamento no País, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as chamadas locais de fixo para fixo de equipamentos da Oi em 2.020 municípios sejam gratuitas até que os problemas sejam resolvidos. A medida começa no dia 30 de agosto e deve beneficiar cerca de 29% da população brasileira.
Segundo o superintendente de Universalização da Anatel, José Gonçalves Neto, em 1.724 desses municípios o problema são os orelhões quebrados. Essas cidades se concentram em nove Estados: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná e Sergipe. Nesses casos, a gratuidade poderá ser encerrada após o dia 30 de outubro, caso a Oi alcance pelo menos 90% de funcionalidade desses equipamentos.
Já nas cidades restantes - espalhadas em 21 Estados -, o problema é a falta de orelhões para o atendimento da população. A densidade de aparelhos nesses locais está abaixo da meta de quatro equipamentos para cada 1.000 habitantes - ou a cada 300 metros -, sendo que os povoados com pelo menos 100 pessoas deve ter no mínimo um orelhão. Nessas localidades, a gratuidade da Oi deverá durar pelo menos até 31 de dezembro.
"A lista dos municípios e a localização dos equipamentos será divulgada no site da Anatel e pela própria Oi. Os orelhões deverão funcionar mesmo sem o cartão telefônico. Caso a pessoa insira o cartão no aparelho, esse não poderá queimar os créditos", explicou Neto.

Más condições

Segundo o vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, a Anatel realizou um levantamento completo da situação dos orelhões no País no ano passado e constatou que, em alguns Estados, menos da metade dos equipamentos estavam em condições de uso. Atualmente existem cerca de 40 mil aparelhos no Brasil, sendo que 22 mil deles são o único meio de comunicação da localidade onde estão instalados. "Quando a fiscalização encontrava um orelhão quebrado, a agência aplicava sucessivas multas em relação aos mesmos aparelhos, mas sem resultados", disse Valente.
Por isso, a Anatel estabeleceu um plano de revitalização, com metas para que as concessionárias de telefonia resolvessem esses problemas. Mas apenas Sercomtel, CTBC e Telefonica/Vivo conseguiram cumprir os cronogramas e já têm mais de 90% de sua malha em funcionamento pleno. A Embratel, porém, já havia sido penalizada da mesma forma - com gratuidade nas chamadas interurbanas nos orelhões da companhia - em abril deste ano, e agora chegou a vez da Oi ser punida.
De acordo com Valente, os planos de revitalização dos orelhões das companhias representam investimentos de R$ 205 milhões. Somente a Oi deve desembolsar cerca de R$ 170 milhões. "A indústria não está nem conseguindo suprir a demanda, porque apenas dois fabricantes brasileiros produzem o equipamento", completou o vice-presidente.
Fonte: Estadão


Read more »

09/08/2012

Mutirões cadastram agricultores familiares para o Bolsa-Estiagem; nos dias 18 e 19 serão cadastrados os agricultores do município de Araci



Para que o agricultor familiar localizado nos municípios em situação de emergência por conta da estiagem não venha a perder o benefício do bolsa-estiagem, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), reinicia, nesta quinta-feira (9), na cidade de Santo Estevão, uma série de mutirões que visam incluir as famílias no Cadúnico e possibilitar a aquisição de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
 

Um dos municípios da região sisaleira afetado pela seca é Araci. Segundo cronograma do governo nos dias 18 e 19 de agosto serão os cadastros na cidade. 
Na Bahia, segundo dados dos ministérios de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), 203 municípios têm famílias que possuem o DAP, mas que estão fora do Cadúnico, formando um total de 14.477 agricultores. Desse contexto, foram selecionados 14 municípios nos territórios de identidade Portal do Sertão, Sisal, Chapada Diamantina, Sertão do São Francisco, Semiárido Nordeste II, para a realização dos mutirões.

Para a titular da Sedes, Mara Moraes, essa busca ativa é importante “porque vai favorecer a identificação e cadastro dos agricultores familiares em situação de vulnerabilidade, para que, com esses instrumentos, eles possam ter acesso aos principais programas sociais do governo federal e estadual”.

Cronograma de cadastro
Santo Estevão - 09 a 10/08
Antonio Cardoso - 13 a 14/08
Santa Bárbara - 15 a 16/08
Araci - 18 a 19/08
São Domingos - 21/08
Santa Luz - 22 a 23/08
Monte Santo - 24 a 25/08
Cansanção - 30 a 31/08
Seabra - 27 a 28/08
Campo Alegre de Lourdes - 09 a 10/08
Pilão Arcado - 13 a 14/08
Remanso - 15 a 17/08
Casa Nova - 20 a 22/08
Euclides da Cunha - 27 a 28/08
Fonte: ASCOM

Read more »

Várzea da Pedra: Distrito pertence a dois municípios, mesmo assim é carente


Água tratada e segurança publica são prioridades para qualquer comunidade, mas ainda não chegaram.

A praça está localizada em Santaluz, a Igreja Evangélica no limite
O Distrito de Várzea da Pedra, localizado no limite dos municípios de Santaluz e Araci é um dos mais cobiçados neste período eleitoral, embora esteja numa boa localização, sendo cortado por uma rodovia estadual (ainda sem asfalto) fica distante 18 km de Santaluz e o dobro da cidade de Araci.
Como na maioria dos distritos e povoados da região sisaleira, a principal fonte de geração de emprego e renda em Várzea da Pedra é proveniente do sisal e no caso especifico de Santaluz a extração de pedras.

Poderia ter muito mais beneficio, embora haja escolas construídas pelas gestões de Santaluz e Araci, postos de saúde, pavimentação, quadras esportivas e praças, a população ainda clama por  água tratada e segurança, vistas como principais metas de um candidato em campanha.
O sistema de abastecimento d’água está a caminho pela conhecida adutora Araci Norte, por ironia do destino está vindo pelo lado mais distante, está ruim para a grande maioria, mas quando chegar a população vai está fazendo uso de água de qualidade.
A Caixa d’água em frente a casa do candidato a vereador Rose está 90% em território araciense. A pavimentação feita pela prefeitura de Santaluz parou no limite.
Outra bandeira de luta dos moradores diz respeito a segurança pública, pois não existe sequer um PPM ( Posto da Polícia Militar) e por ser uma região bastante habitada, pois nos arredores de Várzea da Pedra existem outras importantes comunidades e sempre é exigido a presença de policiamento, que precisa de um tempo de no mínimo meia hora para chegar ao local caso seja solicitada de Santaluz, a estrada não é ruim, porém de pouca visibilidade devido a vegetação, curvas, aclives e declives.
Araci tem maior território e Santaluz maior número de eleitores em Várzea da Pedra.
Foto tirada do marco divisório sentido Araci/Santaluz
O limite entre os dois municípios ocorre em frente à Igreja Assembleia de Deus, no conhecido Largo da Assembleia se encontra o marco divisório no seu lado direito está Santaluz e a esquerda Araci. De acordo com os moradores, embora o espaço territorial da comunidade seja maior para Araci, a população e o eleitorado é muito maior por Santaluz, a comunidade justifica que por está mais próxima, a procura de tudo que é essencial é encontrado em Santaluz, ou seja, o tempo que se leva para Santaluz se for para Araci o tempo é dobrado.
Um dos candidatos a vereador por Santaluz mora no território de Araci
Rose ( E) apóia Zé Hamilton para prefeito (PT) enquaNto Cachéba apóia Joelcinho (PMDB).
O eleitorado pelo lado de Santaluz é muito maior, de acordo com João Santos de Lima “ Cacheba” aproximadamente um mil eleitores votam em urnas de Santaluz, enquanto aproximadamente duzentas pessoas devem votar em Araci. Cachéba está na luta tentando uma vaga na Câmara Municipal de Santaluz, porém seu endereço é Araci.
Na comunidade tem outro candidato o Rosemiro do PT “Rose”, ele que é padeiro em Várzea da Pedra mora na mesma direção do marco divisório, sua casa está em Santaluz, mas ficou com cerca de um metro em território araciense. Nota-se que foi realizada pavimentação pela prefeitura de Santaluz e para no limite.
Cachéba e Rose garantem que não são rivais embora estejam na mesma luta pelo voto e também pelo melhor para a comunidade. Nenhum morador da comunidade saiu candidato para concorrer por Araci.
Padroeira é única

Senhora Santana é a padroeira dos varzeanos por parte de Araci e Santaluz, a comunidade comemorou festa no final de agosto. A igreja está localizada no território de Araci.

Fonte: CN

Read more »