30/01/2012

Dois assaltos simultâneo levaram Pânico e muitos tiros em agencias Bradesco de Quijingue e do Cansanção



Tiros, pânico e cinco pessoas levadas como reféns. Assim foi o assalto da agência do Bradesco da cidade de Quijingue, situada no Território do Sisal na manhã de segunda-feira (30), quando cinco homens trajando roupas camufladas e capuz, chegaram em uma caminhante hilux preta, dados não anotados, disparando vários tiros.
A agência fica situada na Praça Tiradentes, principal centro comercial da cidade e próximo do centro de abastecimento, onde acontecia a feire livre. Eles chegaram ás 8h50min, atirarando para cima provocando correria e pânico numa ação que durou cerca de 40 minutos. Todos os assaltantes estavam com armas de grosso calibre.
Com o vigilante conhecido por Flávio, o gerente e três clientes da agência na carroceria do automóvel, eles fugiram por uma estrada vicinal de acesso a cidade de Nordestina. De acordo com Jota Filho, assessor de comunicação da Prefeitura de Quijingue, o momento foi de muita tensão. Ao lado da agência ficam estacionados os veículos que transportam as pessoas das comunidades rurais para cidade no dia da feira e coincidiu que muitos deles haviam chegados naquele instante, sem saber direito o que estava acontecendo, e que tinha que correr para se livrarem de bala perdida.
Os assaltantes utilizaram os reféns como escudo para proteger o carro na hora da fuga e liberaram próximo ao povoado da Lagoão do Licuri.  Após deixarem a cidade.  Na hora do assalto apenas dois policiais estavam de plantão e foi solicitado reforço, chegando 40 minutos após cinco viaturas e toda região foi mobilizada.
Fonte: CN

Logo após a ação dos criminosos que assaltaram a agência do banco Bradesco em Quijingue-Ba, há 333km de Salvador, nos chega a informação de que outro assalto ocorreu na cidade de Cansanção, há 40km de Quijingue. As agências do Bradesco e Ascob foram alvo de mais uma quadrilha, que chegaram ao local em motos. Um cliente foi ferido com um tiro no pé por um dos bandidos. Ainda não se sabe se o assalto em cansanção tem relação com crime ocorrido em Quijingue, mas a polícia continua no encalço dos criminosos.

Ainda não há informações sobre os valores roubados.
Fonte: por Quijingue.com

Read more »

28/01/2012

Maestro de Conceição do coité interior da Bahia será participante do Agora Ou Nunca


Josevaldo comanda escola de música em Conceição do Coité,BA, com quarenta alunos


Caldeirão do Huck foi até o semiárido baiano atrás da história do Josevaldo da Silva. Amante de música, ele é maestro da Orquestra de Santo Antônio de Música de Conceição do Coité, cidade onde mora.
Josevaldo é autodidata e já sabe ler partituras e compor arranjos. O projeto da orquestra conta com quarenta alunos inscritos e já tem outros quarenta na lista de espera. Para conseguir uma grana e dar oportunidade para mais alunos entrarem na escola de música, Luciano Huck convidou o maestro para participar do Agora ou Nunca deste sábado. Se passar por todas a provas, ele leva 50 mil reais para a casa.
Fonte: calderão/tv Globo

Read more »

27/01/2012

Saúde - Prefeitura pede aceleração no projeto da Unidade de Pronto Atendimento de Pedra Alta (UPA)


Numa reunião com o secretário de saúde do estado, Jorge Solla, a prefeita do município de Araci pediu celeridade na avaliação do projeto UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Pedra Alta. O município de Araci conseguiu o projeto da UPA através de parceira com a UPB – União dos Municípios da Bahia
O projeto está ha muito tempo em análise na secretaria de vigilância sanitária da Bahia e depois de aprovado será encaminhado para a aprovação do ministério da saúde. Só depois disso o ministério autoriza o município para fazer a licitação. Já estão depositados em conta no município 10% do projeto, ou seja, R$140.000. Com a aprovação do projeto o ministério vai liberar mais 65%, ficando o restante para depois da obra concluída.
Ainda na reunião a prefeita solicitou ao secretário apoio do estado para uma cirurgia bariátrica de uma pessoa residente em Araci. Obtendo do secretário Solla o compromisso que, assim que o estado concluir o convênio com o hospital espanhol ou português, o pedido dela seria atendido em primeiro lugar.
Fonte: site P.M.A

Read more »

23/01/2012

Festa de São Sebastião em João Vieira, Araci



Nos dias 19 e 20 de janeiro, aconteceu em João Vieira a festa do Padroeiro São Sebastião. Uma festa que há 19 anos vem trazendo alegria, fé e muita diversão para quem é da comunidade e para quem é visitante.
Na noite do dia 19 a festa começou com o desfile da escolha da rainha da festa. Em seguida, a festa continuou com apresentações de grupos musicais.
Dia 20, ou o dia D, começou cedo. Logo pela manhã teve a lavagem da Igreja de São Sebastião, um ritual que marca a história da festa e da comunidade. À tarde, a santa missa na capela era motivo de fé e agradecimento por mais um ano de vida e a continuidade da tradição do povo vieirense.
Na noite, a banda Menina Faceira abriu a festa. Em seguida, a banda Página Virada agitou o público que lotou a praça de João Vieira. Asas Livres levou o público ao delírio com seus sucessos . O DJ Rafik, nos intervalos das bandas, fez da praça uma grande boate.

fonte: portal folha

Read more »

Araci: Carro do Google Street View passa na cidade para mapeamento

Um fato inusitado aconteceu nesta quinta (19), em Araci, um carro do Google Street View foi visto em alguns lugares da cidade, como a praça da conceição e o mercado da carne. A foto virou sucesso no facebook e despertou a atenção dos moradores.
O que é o Google Street View:
Google Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários (utilizadores) vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão /solo.
As imagens devem chegar a internet em alguns meses, já que o Google pretende mapear a maioria das cidades brasileiras.

Tomara que isso aconteça pois Araci não é visto do satélite.

Araci está mapeado no navetec Q3 mapa para gps um dos melhores pois é o único que cobre toda região sisaleira como coité, valente, euclides da cunha, santaluz, tucano, quijingue, e varias cidades vizinhas de Araci.

Fonte: Blog Caldeirão,  com ediçao do portal pedra alta

Read more »

10/01/2012

Foi um terror', diz morador em cidade invadida por assaltantes na BA

A polícia de Castro Alves, a 190 km de Salvador, continua nesta terça-feira (10) as
buscas pelos dez criminosos que assaltaram a 
agência bancária da cidade, disparam vários tiros em praça pública e fizeram moradores e funcionários reféns.
A delegacia do município informou que as equipes das polícias Militar e Civil de várias cidades da região, entre elas, Salvador e Feira de Santana, dão apoio à operação. A polícia informa ainda que a perseguição está focada em uma mata fechada, onde os policiais estão desde segunda-feira (9), dia do crime. Nenhum suspeito foi capturado até o momento.

"Foi um terror", disse o radialista Everaldo Magalhães que esteve no banco durante toda a ação criminosa. Segundo ele, os homens foram direto para a agência bancária e atiraram contra o local. "A sorte nossa, que estava lá dentro do banco, foi que o tiro não pegou em ninguém lá. E o pior é que as pessoas estavam aglomeradas na praça e eles atiravam indiscriminadamente”, comenta.

Duas pessoas foram baleadas. Uma delas é um homem de 27 anos, que foi atingido na barriga. De acordo com o Hospital Geral da cidade de Santo Antônio de Jesus, para onde foi socorrido, a vítima foi submetida a uma cirurgia e passa bem na manhã desta terça. Ele é motorista da Prefeitura de Castro Alves.  Outro homem foi atingido na perna, recebeu atendimento e recebeu alta médica no mesmo dia.

Toda a ação da quadrilha durou cerca de 40 minutos, no fim da manhã de segunda-feira. O clima de terror começou na delegacia da cidade, onde eles atiraram nos carros, pneus e dentro do prédio. Os assaltantes estavam com armas de grosso calibre e uma camionete esperava por eles na porta do banco, com o vigilante da agência na carroceria do automóvel, amarrado pelos pés e pelas mãos. Os clientes ficaram encostados em um dos carros enquanto um dos bandidos saiu carregando um saco de dinheiro.

Outros dois escoltavam os reféns e obrigavam a alguns deles a atirar moedas na rua. As imagens mostram também que uma mulher faz parte do bando. Os reféns foram colocados em duas camionetes, entre eles o gerente e o subgerente da agência. Os assaltantes também utilizam os reféns como escudo para proteger os dois carros na hora da fuga. O grupo dá duas voltas na praça principal, antes de deixar a cidade.

“O pessoal daqui da delegacia saiu correndo e anunciando: assalto, assalto. O escrivão estava sentado na hora, cumprindo os seus deveres, e eles já chegaram atirando na parede.", disse o administrador Gerson Oliveira.

Veja o Video



Fonte  G1 BA

Read more »

05/01/2012

Prefeita Nenca fala ao povo no Patrulha da Cidade


Com seu jeito de saudar sua gente a prefeita disse ao iniciar sua primeira fala à população de Araci em 2012 que iria abrir o coração.
Disse que estava fazendo um pequeno balanço de 2011 e afirmou que fechou o ano em tudo AZUL, baseado nos resultados alcançados e nas futuras conquistas.
Mesmo os que não comungam comigo na mesma corrente política, não têm como negar que de lá para cá, nestes três anos de Governo, Araci passou por uma transformação como cidade e como município, porque as evidencias estão aí, disse a prefeita.
Investidores nas áreas do Comércio e mais um Banco se instala na nossa cidade, o número de lojas comerciais de prestações de serviços e de materiais de construção. Centenas de obras que são vistas pela cidade.
Falou de sua luta desde o primeiro dia que assumiu o governo em 2009. Disse que Araci passou a ser uma cidade mais limpa e tratada como cidade moderna: Lixeiras nas praças e avenidas o lixo e os entulhos vêm sendo recolhidos habitualmente, as ruas sendo recuperadas e o verde sendo preservado com a presença de jardins do plantio e das podas de árvores. Nesse ponto fez uma citação a servidores como: Tonho do Padre, Admildo de Pascoal, Ediclei, Boinho, Buré, Décio e tantos outros braços ajudadores. Continuou a prefeita:
A nossa cidade recebeu novas avenidas, novas praças como a PRAÇA da BÍBLIA, parques, banhos de luz foram aplicadas nas praças e jardins e milhares de braços de iluminação que são colocados e trocas de lâmpadas. QUERO FAZER UMA OBSERVAÇÃO ZÉ. Foi comentado que a Praça estava toda iluminada e que eu deixei os bairros na escuridão. Equipe da iluminação boa (Ninguém pode pagar pelos erros dos outros)
Alguns bairros estão sendo atendidos com calçamento, com rede de esgoto e melhoramentos em ruas e praças.
Outro avanço foi à sinalização vertical e horizontal que deixou a cidade mais respeitada.
Quero lembrar que muito mais obras poderiam estar sendo construídas em nossa cidade se não fosse à situação de inadimplência da gestão anterior em 2009
Mas quero agora dar uma notícia boa à população da Bombinha, entramos com uma AÇÃO JUDICIAL e conseguimos reverter à situação da obra de pavimentação da Bombinha. Hoje contamos com recursos a receber no valor de R$ 2.300. 000,00 e o município entrará com R$ 115.000,00 retirado do IPTU ou de outro recursos próprios para aplicar nessa grande obra para melhorar a vida dos moradores do bairro.
O Governo Municipal vem se preocupando com moradia Habitacional e por isso entregará ainda este mês o Residencial Araci e já está em fase de acordo final Um Novo Empreendimento para construção de 250 casas populares e mais um em andamento de 300 casas além de apoio em reformas de casas.
Aproveito para falar de mais uma calúnia e críticas que recebi quando falaram que já tinha recebido o dinheiro da CRECHE e que a obra não iria acabar. Aviso a todos que nos houve no momento que estive em Brasília a semana passada com o DEP. Zé Nunes em audiência a coordenadora de finanças do FNDE e relatei a nossa situação. E para nossa felicidade continuar, foram liberadas as duas últimas parcelas no valor de R$544.995,05 para conclusão da Creche e a liberação de uma parcela para construção de uma Escola de 06 salas de aula na Ribeira I e uma Escola de 04 salas de aula em Roça de Dentro no valor total de R$754.000,00.
Uma das mais importantes obras do município será o Matadouro Municipal que finalmente o Governo Estadual irá construir e que o Município já fez a sua contrapartida com a doação do terreno, o teste de absorção, o teste de análise físico-químico e a terraplanagem que está em fase inicial.
Neste ano de 2011 mais de 326 km de estradas foram recuperados, a maioria das aguadas foram limpas e algumas ampliadas.
Falar da Saúde do nosso município eu falo com orgulho, pois sei que fazemos além do que é a nossa obrigação e fazemos com amor ao próximo independente de lado político. Temos bons médicos, bons dentistas, bons enfermeiros, bons técnicos de enfermagem, bons atendentes e recepcionistas, boas cozinheiras, agentes de limpeza caprichosas uma equipe de Agentes de Endemias que é modelo na nossa Região e não posso esquecer os Agentes Comunitários de Saúde que sempre os chamei de Anjos das famílias, pois são eles que convivem de perto com a realidade da saúde local.
Não posso deixar de falar do Programa maravilhoso que temos que é o Saúde na Escola em parceria com a Educação. O Nasf com seus profissionais maravilhosos, como Tb a equipe do CAPS, dos PSFs enfim toda a equipe da saúde.
Nossa Educação é levada a sério e avançou muito em 2011. Nunca se aplicou os recursos do FUNDEB com tanta responsabilidade como em nosso governo. Foram reformadas enumeras escolas, ampliadas, muradas e várias foram construídas, a merenda melhorou no sabor e na qualidade nutricional, professores muito mais motivados trabalhando com mais amor, mais equipamentos, salas de informáticas e multifuncionais, o Núcleo de Educação Especial aumentou o número de atendimento em cima do carinho dos profissionais, o atendimento na secretaria está mais humanizado. Aumentamos a frota de veículos.
A Agricultura no Governo Governar é Cuidar, vem dando apoio ao homem do campo em seus projetos plantio e colheita. Garantimos terra arada, preparada, para o plantio, sementes, e o Seguro Safra a todos os agricultores. Criamos a lei de garantia aos batedores de Sisal na entressafra doando durante 04 meses uma cesta básica para seu sustento a 820 agricultores.
A Secretaria de Desenvolvimento Social vem avançando muito quando se fala em apoiar as famílias carentes da Bolsa família e as que ainda não recebem. No Natal foram doados 2.500 cestas de Natal e alguns prêmios como liquidificadores, fogões, ferro elétrico, panelas de pressão. A secretaria abraça todos os programas sociais do Governo Federal e do Municipal.
Estamos desenvolvendo uma política de Geração de emprego e renda, através de capacitação nas áreas de construção civil, mecânica, elétrica e hidráulica e em ouras áreas como corte e costura pintura e artesanato.
A prefeita fez um relato da quantidade de obras que ela conseguiu em Brasília com apoio de seus deputados fazendo questão de citar valores e estágio de cada convênio:
  • Calçamento Morumbi- Valor R$ 500.000,00 (Só recebeu a 1ª medição)
  • Calçamento da Cascalheira- Valor R$ 250.000,00 (feito mais de 50% da obra e não recebemos nada até o momento)
  • Calçamento do Coqueiro- R$ 500.000,00 (já foi licitada a obra e esperamos autorização para iniciar)
  • Calçamento 2 do Coqueiro- R$500.000,00 esperando autorização da Caixa para a licitação
  • Calçamento de Pedra Alta–R$300.000,00(Esperando autorização p/ início da obra)
  • Quadra de Campo de Elói – R$ 102.000,00 (Recebendo a 2ª parcela para conclusão)
  • Quadra Maria Pinho- R$ 100.000,00 Em fase de licitação
  • Quadra de João Vieira- R$ 150.000,00esperando liberação da Caixa para a licitação
  • Quadra de Várzea da Pedra – R$ 150.000,00 (esperando liberação da Caixa p/licitação
  • Quadra de Pedra Alta – R$ R$205.000,00 (encaminhada a Caixa a documentação solicitada)
  • Quadra de Tapuio- R$ 205.000,00 (encaminhada a Caixa a documentação solicitada)
  • Quadra de Barreira-R$210.000,00 (esperando a solicitação de documentos)
  • Quadra de Rufino –R$150.000,00 (esperando solicitação de documentos)
  • Quadra de Lagoa do Boi- R$150.000,00 (esperando solicitação de documentos)
  • Quadra de Barbosa – coberta com vestiário R$509.999,99
  • Quadra da Ribeira – coberta com vestiário R$ 509.999,99
  • Cobertura da Quadra do CEMOB R$184.999,94
  • Creche para a Bombinha- R$1.361.250,25
  • Creche para Pedra Alta- R$ 1340.387,65
  • Creche para Barreira- R$ 1.392.502,86
  • UPA – R$ 1.4000.000,00 (já foi liberado R$140.000,00)
  • Academia da Saúde – R$ 180.000,00
  • 01 Ambulância R$ 56.000,00 (liberado o recurso)
  • 02 carros UNO para a Saúde (liberado o recurso)
  •  02 carros dublô para a saúde (liberado o recurso)
  • Equipamentos para a Saúde como desfibriladores, eletrocardiograma, computadores, cardiovesor etc. R$ 180.000,00 (Já liberado)
  • Reforma e ampliação do Posto de Saúde R$ 64.000,00 (já liberado)
  • Centro de Comercialização de Animais R$ 74.000,00 (liberado a segunda parcela no dia 29/12)
  • Pista de Corrida de Cavalos com bar e restaurante- R$85.000,00
  • Praça em Várzea da PedraR$ 150.000,00 (aguardando a Caixa)
  • Praça em Pedra Alta- R$150.000,00
  • Praça em Tapuio R$ 150.000., 00
  • Praça em Caldeirão Novo – R$ 150.000,00
  • Revisão do Plano Diretor Urbano R$ 100.000,00
E terminou falando do Complexo Turístico do Poço Grande- A maravilha do investimento que foi feito no local e hoje gerando emprego e renda para muitos moradores do local e outros ambulantes. Neste domingo passado estive lá o observei que tinha mais de 10.000 pessoas mais ou menos.
Agradeceu a todos, à sua equipe pelo empenho, aos funcionários comprometidos nas suas funções aos amigos pelo apoio, a família em especial filhos a mãe pela compreensão da minha ausência e acima de todos ao nosso bom Deus pela Saúde, força, equilíbrio e sabedoria para enfrentar todas as dificuldades e perseguições. E por fim desejou ao povo de Araci muita paz, saúde e ao apresentador Zé Socorro.

Read more »

02/01/2012

Forrozeiro Zezinho da Ema se envolve em acidente


José Melquiades da Paixão Araújo, conhecido como “Zezinho da Ema”, sofreu um grave acidente na manhã dessa segunda-feira (02), na BR 116, nas proximidades do KM 186, sentido Bendengó a Euclides da Cunha. Segundo informações, o condutor do veículo Siena de placa JQT 7180, teria colidido na traseira da S-10, que estava sendo conduzida por [...]


José Melquiades da Paixão Araújo, conhecido como “Zezinho da Ema”, sofreu um grave acidente na manhã dessa segunda-feira (02), na BR 116, nas proximidades do KM 186, sentido Bendengó a Euclides da Cunha.
Segundo informações, o condutor do veículo Siena de placa JQT 7180, teria colidido na traseira da S-10, que estava sendo conduzida por “Zezinho da Ema”. O carro do músico foi arremessado para fora da estrada, chegando a capotar.
Apesar da gravidade do acidente o forrozeiro que andava sozinho saiu ileso do acidente. Um dos passageiros do Siena sofreu escoriações e foi encaminhado para o Hospital Municipal Antonio Carlos Magalhães na cidade de Euclides da Cunha, o estado de saúde é considerado estável.

 informações: CanudosAcontece

Read more »

Festa no Poço Grande, 10 mil pessoas no 1º dia do ano 2012


Inacreditável! Mas o Complexo Turístico do Poço Grande mostrou que está ali para topar qualquer parada, mesmo uma como essa da realização da Festa no dia 1º do ano de 2012 programada pela Prefeitura Municipal e pelas Secretarias de Cultura, Turismo e Secretaria de Esporte e Lazer.
Anunciada dentro da programação de final de ano chamada de Reis Fest que já virou tradição em Araci, a festa do Poço Grande foi uma verdadeira superação.  Os participantes começaram a chegar por volta das sete horas da manhã e a cada hora de tráfego o espaço que não é pequeno ia ficando sufocante. No momento do pique da programação em torno de três horas da tarde já se podia estimar em dez mil pessoas espalhadas dentro e fora do complexo.
Não havia espaço livre nem para as pessoas nem para os milhares de veículos que entraram no povoado que fica a 18 quilômetros da cidade de Araci.
Os bares, quiosques e restaurantes estavam com lotação nunca vista e de cima do trio elétrico o locutor e apresentador Pedrinho gritava: O Caldeirão do Poço explodiu! Era a sensação que tinha Pedrinho de cima do trio Chicletinho de onde se apresentavam as Bandas: Gata Sarada, Luciano Macedo e Bicho Mimado.
Comerciantes, ambulantes e vendedores de todos os tipos de mercadorias, comentavam que mais de $ 800 a $ 1 milhão de reais circulara naquele dia de sol causticante. Quem teve oportunidade de fazer uma visão periférica pôde observar que a praia do lago estava apinhada de gente de todas as idades e os bronzeadores protegiam do sol esturricante milhares de banhistas como se fosse uma praia na orla soteropolitana.
A polícia militar estava dando todo o suporte para garantir a integridade física de todos e a guarda municipal estava presente com sua guarnição sob o comando de Carlinhos e tudo correu sem que se registrasse qualquer ocorrência mais grave.
Fonte: portal folha

Read more »