03/12/2011

Prefeitura de Euclides da Cunha lança o “Natal Luz do Sertão”. Veja as fotos



A cidade que está vivendo a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição, ja vive o clima natalino.

A cidade de Euclides da Cunha, localizada na região nordeste do estado da Bahia, já respira o clima de Natal e das atividades religiosas que envolvem as pessoas no último mês do ano, começando pelo novenário que prepara a comunidade para a festa da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição. O mês de dezembro é considerado de alta temporada para comércio e rede hoteleira da cidade, concretizando o projeto da prefeita Fátima Nunes (PSD) de aquecimento da economia local atrindo turistas e pessoas naturais do municipio e que residem em outras localidades e têm a cidade como seu destino para passar alguns dias e conhecer toda a magia e encantamento proporcionados pelas atrações do “Natal Luz do Sertão”.
A prefeita é decoradora e cuida pessoalmente da ornamentação, desde a compra do material utilizado para confecções das peças, que parte dos artigos de decoração foi adquirida na Avenida 25 de março, em São Paulo, como forma de baratear o preço e o restante através de material reciclado pelas equipes do CREA e CRAS. “Fui pessoalmente a São Paulo, comprei o material que não foi possível adquirir aqui em Euclides da Cunha, convoquei a minha equipe, juntos um farto material reciclado e nos últimos sessentas dias montei um atelier na minha casa para que pudesse acompanhar tudo de perto e o resultado estamos vendo hoje”, falou Fátima Nunes.
A chefe do executivo disse ao CN que tudo na cidade remete a esta época do ano. A decoração espalhada pelas ruas é produzida através da modelagem de garrafas pet e lâmpadas de led. Anjos, pinheiros, renas e soldadinhos também integram o projeto. As atrações são variadas e agradam crianças e adultos. São grandes espetáculos como show de fogos e música que encantam o público que vem de perto ou de muito longe conhecer o projeto “Natal Luz do Sertão”.
Ela contou também que o projeto começou em dezembro de 2009 e se espelhou na festa tradicional em Gramado e que, ainda na campanha quando disputava a eleição em 2008, estudou diversas formas de aprimorar o turismo em Euclides da Cunha nesta época do ano e colocar mais luz na cidade, trazendo mais alegria na maior festa das famílias, pois achava as ruas muito escuras para festaejar uma data tão importante. “Só com as luzes não teríamos a conotação de evento, então também surgiu a idéia de sonorizar a praça e fazer algum espetáculo e demos mais um passo neste projeto com apresentação do corral das crianças da ACACEC (Associação de Crianças e Adolecentes da Comarca de Euclides da Cunha)”, ressaltou a prefeita.
Com o espetáculo do “Natal Luz do Sertão”, apresentado por 50 crianças, com idade variando de 10 a 17 anos e um show pirotécnico de fogos de artifícios, foi acesa a decoração natalina da cidade na noite de sexta-feira (02). Segundo a prefeita, o investimento na ornamentação natalina foi de aproximadamente R$ 50 mil.
O deputado federal José Nunes (PDS), esposo da prefeita Fátima Nunes, lembrou que o Natal é um momento de alegria, de sensibilidade, mas é, antes de tudo, um momento democrático e ao decorar o município a gestão municipal estar proporcionado à população a oportunidade de se encontrar para dividir a beleza e a alegria do espírito natalino.
O parlamentar, que exerceu o mandato de prefeito de Euclides da Cunha, no período de 1988/92, contou ao CN que quando a primeira dama, Fátima Nunes realizou um destacado trabalho na área social e que o investimento na época natalina, surgiu quando disputou a eleição. “Ela é decoradora e faz bem este trabalho que vem incentivando a visita dos turistas e frotalecendo o comércio”, falou Zé Nunes, que também lembrou o trabalho que acontece neste sentido nos festejos juninos.
Visitantes – O prefeito de Cansanção Ranulfo Gomes (PSD), acompanhando da primeira dama Vilma Gomes, de familiares e membros do governo, estiveram na cidade de Euclides da Cunha na sexta-feira à noite e elogiaram a decoração da cidade. Eles foram a Euclides da Cunha conhecer o projeto, pois pretenderem implantar no próximo ano, pois este é primeiro ano que está à frente da administração, pois foi eleito em uma eleição complementar no final de 2010 e empossado em 01 de janeiro. O prefeito que fez questão de pousar para uma foto no cenário natalino informou que este ano a maior atividade no município neste período será a realização das festas no Povoado de Sítio das Flores no dia 24 e que irá completar cem anos.
Presenças das crianças – O coral das crianças do projeto desenvolvido pela Associação de Crianças e Adolescentes da Comarca de Euclides da Cunha foi o ponto alto da abertura das atividades de natal. Coordenada pelo militar da reserva, Edmilson Pereira, 64 anos e há anos realiza atividades sociais envolvendo crianças carentes e na linha de risco, a ACACEC é parceira na Prefeitura e executa atividades dos programas Pró-Jovem PETI e responsável por diversos cursos profissionalizantes. “Quando na ativa eu fazia este trabalho, começando pela criação de uma guarda-mirim em 1993 e depois, no ano de 2000, como apoio do poder judiciário, criamos uma associação”, lembrou.
 A entidade tem sede própria com biblioteca, escola de informática, dois alojamentos com 20 camas cada, campo de futebol, refeitório e diversos cursos, dentre eles, de musica e cânticos. “Nós estamos com 09 escolinhas de futebol com 70 a 80 adolescentes”, festejou.
 Ao encerrar a conversa com o CN, o militar falou sobre a realização da 5ª edição do natal sem fome organizado pela entidade que acontecerá no dia 18 de dezembro. Neste dia será comemorado o dia da cidadania.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

0 comentários: